Rio 50º

COMO FUNCIONA?

O Projeto RIO 50° é uma organização virtual, sem fins lucrativos, que reúne amigos cujo hobby consiste em oferecer serviço de Controle de Tráfego Aéreo virtual (ATC) na VATSIM, especificamente no âmbito do espaço aéreo virtual da Terminal Rio de Janeiro (SBWJ).

Sua breve história nasce em 2015, Trata-se de uma reformulação do Projeto RIO 450!, em que a 2015, quando um grupo de controladores virtuais tomaram a iniciativa de organizar serviços ATC na VATSIM, atividade que, à época, passou a ser chamada de Projeto RIO 450!, em homenagem aos 450 anos da caital fluminense.

Coerente com os fundamentos históricos de sua gênese, o Projeto RIO 50° guarda os seguintes valores:

As orientações que se seguem explicam como a organização funciona em sintonia com seus valores.

O primeiro passo é se cadastrar no site.

Requisito: ser controlador da VATSIM, com rating mínimo de S2

Todo o procedimento para inscrição está disponível na seção CADASTRE-SE e envolve basicamente três etapas:

  • Autenticação de conexão à VATSIM, onde serão verificados dados essenciais de seu registro na rede;
  • Cadastro no Projeto Rio 50º, em que o interessado preenche e envia um formulário com seus dados para criar sua conta no sistema; e
  • Ativação da conta no sistema, clicando em um link que o usuário recebe por e-mail no endereço eletrônico que cadastrou na etapa anterior.

Os controladores cadastrados podem agendar seus serviços em nosso site.

Os serviços agendados são publicados com antecedência em uma grade de agendamentos, com a intenção de divulgar onde e quando haverá um controlador oferecendo serviço ATC, tornando-se uma excelente ferramenta de estímulo à intensificação de de tráfegos ao longo do serviço.

Em contrapartida, para que o propósito de maior movimento seja alcançado, é fundamental que os controladores se empenhem ao máximo para efetivamente cumprir os agendamentos que tenham efetuado, atribuindo mais credibilidade à grade.

Nível de Confiança: percentual de agendamentos cumpridos em relação ao total de agendameentos efetuados pelo controlador. Aos comandantes interessados em usufruir do serviço ATC, o Nível de Confiança indica a perspectiva de que o agendamento seja efetivamente cumprido. O Nível de Confiança é apresentado em todas as oportunidades relacionadas a agendamentos.

Regras para agendamentos
  • Para agendar um slot, acesse a opção AGENDAMENTOS do nosso site;
  • A duração de um agendamento, chamado de slot, é de, no mínimo, 2 horas e de, no máximo, 4 horas;
  • Cada controlador só pode agendar um slot por vez;
  • Um slot deve ser agendado com antecedência mínima de 2 dias e máxima de 4 dias (Ex: na quinta-feira é possível agendar para sábado, domingo ou segunda);
  • O controlador pode alterar ou mesmo cancelar um slot que agendou até 24 horaas antes do início previsto para o serviço;
  • Em consonância com as normas da VATSIM, os slot não são garantia de reserva do período em benefício dos controladores que os agendaram. Se, no dia do serviço, a posição já estiver ocupada, o agendamento não pode ser usado como argumento para que a posição seja liberada. A prioridade é sempre de quem já estiver guarnecendo. Portanto, recomenda-se assumir o serviço com alguma antecedência para minimizar a ocorrência de tais situações.

A seção OPERAÇÕES do nosso site disponibiliza diversos recursos de apoio para que os controladores possam realizar um serviço ATC de qualidade.

Recursos Disponíveis
  • Folha de Bolso: folha de pronto uso, que consolida, em uma única página, diversos dados operacionais para consulta durante o serviço ATC;
  • Links úteis: URL de outros sites para download de sector files e acesso a dados técnicos úteis ao controlador e que complementam a Folha de Bolso.

Todos os controladores cadastrados e ativos são classificados em um ranking, publicado na seção RANKING.

O mecanismo de atualização é totalmente automático. Basta o controlador se conectar em uma das posições ATC válidas que o sistema começa a registrar os dados para, ao término do serviço, atualizar o ranking.

O Ranking classifica os controladores segundo seus Desempenhos Médios.

Desempenho Médio: Conceito atribuíido ao controlador segundo, que leva em consideração os agendamentos, serviços e tráfegos movimentados pelo controlador nos últimos 6 meses . Assim, os controladores devem sempre se empenhar em seus agendamentos e serviços, de forma a manter sempre um elevado Desempenho Médio, para se manterem no topo do ranking.

Cálculo do Desempenho Médio

{[S + AC/S + AC/(10 x A)]/TS + C/TC + M/TM} x 100
                                                        3

onde:
S: Serviços do controlador
AC: Agendamentos cumpridos pelo controlador
A: Todos os Agendamentos do controlador
TS: Serviços de todos os controladores
C: Tempo total de controle do controlador
TC: Tempo total de controle de todos os controladores
M: Tráfegos movimentados pelo controlador
TM: Tráfegos movimentados por todos os controladores

Caderneta Virtual de Controle: Para cada controlador, o Ranking disponibiliza uma Caderneta Virtual de Controle, onde são consolidados diversos dados de performance e os marcos conquistados pelo controlador, incluindo o Desempenho Médio e o Nível de Confiança.

Ao longo da participação no projeto, o controlador recebe, em sua Caderneta Virtual de Controle, condecorações virtuais ao alcançar determinados marcos associados a dados estatísticos.

Marcos Disponíveis
Agendamentos Cumpridos

10 agendamentos cumpridos

50 agendamentos cumpridos

100 agendamentos cumpridos

200 agendamentos cumpridos

500 agendamentos cumpridos
Serviços válidos

10 serviços válidos

50 serviços válidos

100 serviços válidos

200 serviços válidos

500 serviços válidos
Tempo total de Controle

50 horas de serviço

100 horas de serviço

200 horas de serviço

500 horas de serviço

1000 horas de serviço
Trágegos movimentados

100 movimentos

500 movimentos

1.000 movimentos

5.000 movimentos

10.000 movimentos

Embora o sistema do projeto seja intuitivo e estas orientações sejam suficientes para uma correta participação, é natural o surgimento dúvidas.

Pensando nisto, disponibilizamos, no nosso site, a seção AJUDA.

Recursos Disponíveis para Ajuda
  • Dúvidas frequentes: apresenta uma lista de perguntas e respostas, transformando-se, com o tempo, em uma excelente fonte de consulta para tirar dúvidas de todos;
  • Fale conosco: uma alternativa para tirar dúvidas ainda não abordadas pela seção DÚVIDAS FREQUENTES, descrita acima. Esta opção também deve ser empregada pelos controladores cadastrados em caso de algum problema detectado..