Rio 50º

OPERAÇÕES

Apoio ao Controle

O Projeto RIO 50° é uma organização virtual, sem fins lucrativos, que reúne amigos cujo hobby consiste em oferecer serviço de Controle de Tráfego Aéreo virtual (ATC) na VATSIM, especificamente no âmbito do espaço aéreo virtual da Terminal Rio de Janeiro (SBWJ).

R50-1 Manual Operacional da TMA-RJ

Manual que detalha as características, as informações e os procedimentos padronizados essenciais ao serviço ATC no APP e das principais TWR no âmbito da TMA-RJ, com grande aderência ao praticado no mundo real.

Versão em vigor: REV 1 - 2021

Download
R50-2 Manual de Instrução da TMA-RJ

Documento que rege os requisitos e a execução de treinamentos de controladores integrantes do Projeto Rio 50º quanto às peculiaridades da TMA-RJ.

Versão em vigor: ORIGINAL

Download
R50-3 Sector Files para o Euroscope

Arquivos .ese e .sct da TMA-RJ para o software de controle Euroscope, adaptados do pacote da VATSIM para as especificidades de setorização adotadas pelo Projeto RIO 50º. Por cortesia do SectorGraph, este pacote é atualizado logo após a publicação de cada ciclo AIRAC.

Versão em vigor: AIRAC 2402

Download
R50-4 Manual de Setorização da TMA-RJ

Manual que apresenta os recursos e os procedimentos padronizados a serem adotados no serviço ATC quando for ativada a Setorização da TMA-RJ.

Versão em vigor: ORIGINAL

Download
R50-5 "Aliases" do Euroscope

Arquivo "alias" do EuroScope para emprego na TMA-RJ. Excelente recurso para transmitir mensagens por texto bilíngues (português e inglês), com rapidez e clareza.

Versão em vigor: REV 1 - 2021

Download