Rio 50º

OPERAÇÕES

Links úteis ao Controlador na TMA SBWJ

O Projeto RIO 50° é uma organização virtual, sem fins lucrativos, que reúne amigos cujo hobby consiste em oferecer serviço de Controle de Tráfego Aéreo virtual (ATC) na VATSIM, especificamente no âmbito do espaço aéreo virtual da Terminal Rio de Janeiro (SBWJ).

AISWEB

Site oficial do serviço de Informação Aeronáutica, que disponibiliza cartas, NOTAMs, publicações aeronáuticas e outras informações de interesse ao voo e ao controle de tráfego aéreo no espaço aéreo brasileiro.

Acessar
Designadores de Códigos de Aeronaves

Página do site oficial da ICAO que permite consultar os códigos designadores de tipo das aeronaves ("type designators"), sob diferentes critérios de consulta. Alternativamente, é possível pesquisar os dados técnicos da aeronave a partir de seu código designador. Muito útil durante o serviço ATC para o controlador conhecer aeronaves pouco usuais ou ainda auxiliar os comandantes a preencher ou corrigir o campo "type designator" de seus planos de voo.

Acessar
Número de Classificação de Aeronaves

Em inglês "Aircraft Classification Number", é um número que exprime o efeito relativo de uma aeronave sobre um pavimento, para determinada resistência.

Já Número de Classificação do Pavimento (ou Pavement Classification Number - PCN) é um número que indica a resistência de um pavimento para operações sem restrições em um aeródromo.

O PCN indica que as aeronaves com ACN igual ou inferior ao PCN, podem operar sem restrições sobre o pavimento, obedecidas as limitações relativas à pressão dos pneus.

Embora não seja usualmente empregada no serviço de controle de tráfego aéreo virtual, optamos por disponibilizar este recurso aos controladores que desejarem aumentar o realismo de seus serviços.

Acessar