Rio 50º
LOGIN

Olá, visitante

ÚLTIMO NOTAC

R50-NOTAC 2018-02 Fique por dentro das atividades do R50

 

TOP 3 DO RANKING

Melhores Desempenhos nos últimos 6 meses:

NA
Nathan Broetto
CID: (1248698)
Desempenho Médio: 19.51

NA
Renan Agondi
CID: (1247948)
Desempenho Médio: 17.29

NA
Antonio Junior
CID: (1347956)
Desempenho Médio: 15.84

DESTAQUES DO MÊS

Melhores Resultados

Agendamentos Cumpridos
Silvio Pereira (1098158): 1

Serviços
Silvio Pereira (1098158): 3

Tempo de Controle
Hamilton junior (1030489): 18.00 h

Tráfegos movimentados
Hamilton junior (1030489): 14

PROJETO RIO 50º

Evento   02/09/2018 - por Renan Agondi

Rio Extended - 48H

O Rio 50° está a todo vapor! Estamos voltando a origem para novamente convidar os pilotos e controladores para o nosso SEGUNDO evento RIO EXTENDED, dessa vez operando por 48h seguidas entre o dia 07/09/2018 ás 21h local até as 21h local do dia 09/09/2018.

Este grandioso desafio terá a participação dos controladores da Terminal Rio:

  • Bruno Veiga
  • Nathan Cruz
  • Renan Agondi


Operações   21/08/2018 - por Alan Zeidan

Novas cartas SID para SBRJ

Em 16/08/2018, na atualização do ciclo 1809 do AIRAC, o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) disponibilizou, no site AISWEB, três novas cartas SID para o Santos Dumont.

As cartas EVSOB 1A, EVSOB 1B e EVSOB 1C são exclusivamente para aeronaves com especificação RNP. No mundo real, o emprego destes procedimentos padronizados de saída por instrumentos depende de autorização especial tanto, para a aeronave como para a tripulação. Em face das restrições inerentes ao ambiente virtual, tais requisitos são desconsiderados. Contudo, relembra-se que as SID da série EVSOB só devem ser aplicadas a aeronaves com especificação RNP e com visibilidade horizontal mínima de 800 metros, conforme consta nos "Remarks" (RMK) das respectivas cartas.

A Folha de Bolso Online da TMA-RJ, disponível no site do R50, já está atualizada para as alterações apresentadas pelas cartas supracitadas.

As cartas SID EVSOB 1A, 1B e 1C podem ser baixadas da seção CARTAS do site AISWEB.


Evento   15/08/2018 - por Alan Zeidan

Battle Between Airlines

No mês de setembro, a Divisão Brasil da VATSIM (VATBRZ) conduzirá um grande evento na TMA carioca.

Classificado pela VATBRZ como o maior evento envolvendo Virtual Airlines na VATSIM, o Battle Between Airlines (BBA) evoca uma competição sadia entre as VA que se cadastrarem, atribuindo pontos a cada partida ou chegada em um dos três principais aeródromos de nossa jurisdição: a "Casa do Maestro" (SBGL), o "Pioneiro" (SBRJ) ou "Jacaré" (SBJR).

Para se tornar elegível a participar, cada VA deverá inscrever pelo menos 30% de seu respectivo efetivo, devendo registrar, junto à arbitragem da VATBRZ para o evento, os planos de voo VFR ou IFR.

A essência da pontuação reside na PONTUALIDADE. Cada voo registrado receberá um "slot" (janela) de horário para partida ou chegada, conforme o caso, recebendo mais pontos quanto mais próximo do slot o piloto conseguir decolar ou pousar.

Em contribuição ao sucesso do evento, que prestigia nossa TMA, com uma logomarca que faz alusão ao Projeto Rio 50º, a TMA deverá ser guarnecida em modo FULL ATC.

O BBA será realizado no dia 01 de setembro de 2018 (sábado), no período de 1300Z a 1800Z (10h00 a 15h00, Horário Oficial de Brasília).

Mais informações podem ser obtidas no site oficial do evento: http://bbario50.multisite.vatsim.net.br/

Assim que a Equipe do Rio 50º receber as orientações da Equipe VATBRZ sobre o BBA, os controladores ativos do nosso Projeto serão convidados para uma Reunião de Coordenação, em data ainda a ser definida.


Notícia   10/08/2018 - por Alan Zeidan

Novo líder no TOP 3 do Ranking

Agosto começa com uma boa novidade.

Silvio Pereira (CID 1098158) alcançou a liderança do ranking! Com um Índice de Desempenho de 26.52 e Nível de Confiança de agendamentos da ordem de 76,47%, Silvio chegou pela primeira vez ao topo de nossa "ladder".

Com estatísticas invejáveis (mais de 50 serviços, quase 160 horas de controle e 184 tráfegos controlados até agora), disciplinado em seus serviços de rotina nas noites de terça e sempre colaborativo com os demais colegas, a conquista é mais do que justa e simboliza todos os valores que nosso Projeto Rio 50º cultua, o que é corroborado por seus Marcos conquistados!

Ao nosso querido Silvio Pereira, nossos sinceros parabéns e ensejos de continuada dedicação ao R50!


Operações   27/07/2018 - por Alan Zeidan

Novas cartas para SBGL e SBRJ

Em 19/07/2018, juntamente com a atualização do ciclo 1808 do AIRAC, o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) disponibilizou, no site AISWEB, novas cartas aéreas para os aeroportos Galeão e Santos Dumont.

Para a "Casa do Maestro" (SBGL), uma nova Carta de Pátio, a PDC 1, que abrange os Pátios 1 e 2, correspondentes aos Terminais 1 e 2 respectivamente, e o Pátio 3, que corresponde ao Pier Sul. A principal melhoria refere-se às orientações para o táxi e estacionamento, nos APRONS 1 e 2, de aeronaves limitadas à envergadura (wingspan) de 36 metros bem como as rotas de táxi e pátio de estacionamento para aeronaves A380 e B747, restritas para o APRON 3 (Pier Sul). Para um maior realismo no controle, as informações mais importantes em relação às movimentações na área de manobras de SBGL são:

  1. Alocar os Pátios 2 e 3 exclusivamente para aeronaves com envergadura até 36 metros; e
  2. Para A380 e B747 que pousam:
    1. Alocar pontos de estacionamento no Pátio 3; e
    2. Não estabelecer rotas dentro dos Pátios 2 e 3.  O táxi deve ser roteado pela taxiway K diretamente do/para o Pátio 3.

Já para o "Pioneiro" (SBRJ), uma nova Carta de Aeródromo (ADC), onde as principais alterações são:

  1. a nova nomenclatura do Pátio III Militar, que passou a ser chamado de Pátio DECEA 1;
  2. a nova nomenclatura do Pátio COMAR, que passou a ser chamado de Pátio DECEA 2; e
  3. as observações ao final da página 2, que não afetam significativamente o controle.

A Folha de Bolso Online da TMA-RJ, disponível no site do R50, já está atualizado para as alterações apresentadas pelas cartas supracitadas.

A PDC 1 de SBGL e a ADC de SBRJ podem ser baixadas da seção CARTAS do site AISWEB.


Notícia   23/07/2018 - por Nathan Broetto

Uma história que completa 35 anos

T-27 Tucano é o avião de treinamento militar que, com as faixas amarelas contrastando com a cor branca, representa sem dúvida um dos primeiros desafios para os cadetes da Academia da Força Aérea (AFA). Uma inspiração pra muitos sonhadores e que agora foi emoldurado no documentário TUCANO35 que a estreia está prevista para o dia 29 de setembro de 2018.

A data de lançamento pela internet será o marco dos 35 anos deste avião que treinou e ligou diversas gerações de pilotos. Quando criado, a EMBRAER rompeu o marco dos aviões a jato e criou um turbo-hélice capaz de posicionar instrutor e aluno sentando um na frente do outro ao invés da configuração lado a lado com custos de operação abaixo do comum.

Para servir de referência ao meio virtual, a rede VATSIM Brasil, na qual somos parceiros, todas as quartas-feiras promove o treinamento online para futuros pilotos virtuais na Academia da Força Aérea – AFA (Pirassununga-SP), é só conectar.

Ficou curioso? saiba mais sobre os tucanos em www.tucano35.com.


Notícia   18/07/2018 - por Alan Zeidan

R50 implanta facilidade de treinamento

Em face de sua posição entre os grandes centros do país, dos contrastes radicais do relevo, da presença de dois dos maiores aeródromos brasileiros, da proximidade entre estes e do desafio que é pousar em Santos Dumont, a TMA-RJ é, provavelmente, a terminal mais desafiadora para realizar um serviço de Controle de Tráfego Aéreo seguro e eficiente.

Diante da complexidade que envolve a TMA da "Capital Mundial do Samba", que extrapola o conhecimento básico para o serviço de Controle de Aproximação típico, a Equipe do Rio 50º tomou a iniciativa de desenvolver um processo de treinamento especificamente vocacionado às peculiaridades da TMA-RJ exclusivamente para os controladores integrantes do Projeto Rio 50º com rating S3 ou superior.

Para estruturar a facilidade, foi elaborado o Manual de Instrução da TMA-RJ (R50-2), que apresenta os procedimentos a serem adotados por ocasião da execução de instrução de controladores para a prestação de serviço ATC na posição de Controle de Aproximação Rio de Janeiro (SBWJ_APP), com a finalidade de padronizar e de maximizar a qualidade dos serviços ATC prestados pelos controladores virtuais partícipes do Projeto Rio 50º.

O R50-2 está disponível para download, bastando clicar em OPERAÇÕES > RECURSOS DE APOIO do menu do site.

Esta facilidade não pressupõe a obrigatoriedade de prestação de serviço de treinamento a todos os controladores do R50. A decisão por realizá-la é discricionária da Equipe Rio 50º, que escolherá os candidatos a partir da dedicação de cada um ao Projeto e de acordo com a disponibilidade de controladores experientes para oferecer o treinamento.


Notícia   16/07/2018 - por Alan Zeidan

Boas vindas a Antonio Junior (1347956)

Temos a grata satisfação de anunciar o ingresso de mais um controlador em nosso grupo.

No último dia 14 de julho, recebemos a inscrição de Antonio Junior, CID 1347956, rating S2, que, inclusive, já efetuou um agendamento para amanhã, terça, dia 17/07, de 13h às 15h, na Torre Jacaré (SBJR_TWR), demonstrando sua vontade de participar ativamente das atividades do R50.

Ao Antonio, nossas boas vindas e ensejos de muitos serviços e de muita diversão na "TMA da Capital Mundial do Samba".

Bons controles e seja bem-vindo, Antonio.


Operações   13/07/2018 - por Alan Zeidan

Novas Cartas e alterações em aerovias

Desde 21/06/2018, algumas novidades importantes encontram-se em vigor, com alguns reflexos para a TMA-RJ.

Primeiramente, as aerovias. No espaço aéreo inferior carioca, a aerovia W2 deixou de existir, dando lugar à aerovia Z32, que também está alinhada com a Z10, ambas cruzando o Tubulão, além da nova W54, que une o VOR ADA ao NDB SAT.

Quanto às cartas aeronáuticas, foram publicados um novo rol completo de cartas ENRC bem como a ARC SBWJ e a PDC de SBGL, esta última corrigindo as nomenclaturas das taxiways.

As alterações coincidem com a atualização do AIRAC, Ciclo 1806, de forma que os equipamentos RNAV das aeronaves já devem estar atualizados.

Por fim, com estas alterações, a Folha de Bolso em PDF, descontinuada após a ativação da Folha de Bolso Online, está oficialmente desativada e será retirada do site para evitar seu emprego desatualizado.

Um outro detalhe importante é que, com a importação de rotas preferenciais a partir do portal do CGNA, várias outras rotas preferenciais e alternativas foram incorporadas à FB Online. Como exemplo, de SBRJ para SBSP, quando antes a preferencial era somente pela UZ44 via UMBAD, agora há também a UZ45 via NAXOP. Há também aerovias alternativas  (símbolo ALT ao lado da rota) e foram incluídos também rotas de vários Planos de Voo Repetitivos (símbolo REPET ao lado da rota), ampliando a malha de rotas que antes era possível abranger com a Folha de Bolso antiga.

Todas as novas cartas estão disponíveis para download no site AISWEB, mantido pelo DECEA.


Notícia   08/07/2018 - por Alan Zeidan

Folha de Bolso Online

O que era bom ficou ainda melhor!

Nossa Folha de Bolso ganhou uma versão online! Em vez de se deparar com todas as informações condensadas em uma única tela, o controlador conta agora com a facilidade de selecionar as informações de que efetivamente precisa a cada momento.

Toda a Folha de Bolso da TMA-RJ foi importada para o site do R50 e dinamizada em painéis, de forma que o usuário pode consultar pontualmente uma SID, uma STAR ou as REA, por exemplo.

Seu emprego é intuitivo. Na coluna da esquerda, são apresentadas informações de altimetria, pistas, dados ILS e informações úteis ao voo VFR.

A seção central, por sua vez, dedica-se a voos IFR, permitindo consultar SIDs, STARs, IACs, rotas para o táxi e rotas de voo para outros destinos a partir de SBRJ e de SBGL.

Finalmente, a coluna da direita apresenta alguns links para materiais de apoio ao controle.

Aproveitando o ensejo desta modernização, todos os dados foram revisados e a FB Online encontra-se atualizada para o ciclo AIRAC 1807, em vigor desde 21/06/2018.

Para acessar a FB Online, o controlador integrante do Projeto Rio 50º deve se logar no nosso site e clicar no botão FOLHA DE BOLSA ONLINE, disponível no painel de login.

Com a entrada da FB Online, a Folha de Bolso original em PDF continuará disponível para download, mas não será atualizada. Sua desativação será efetuada quando novos procedimentos forem publicados nas publicações aeronáuticas oficiais.

Recomendamos aos nossos controladores que migrem o mais breve possível para a FB Online, não apenas por ser mais eficiente para a filtragem de informações, mas também por estar atualizada com as últimas alterações operativas.


Notícia   25/06/2018 - por Alan Zeidan

RIO 50º completa 3 anos!

No dia 15 de junho, nosso Projeto Rio 50º completou 3 anos de existência.

Relembrando suas origens, o R50 é fruto do amadurecimento de uma iniciativa de 2014, então carinhosamente alcunhada de "Projeto Rio 450!", em homenagem ao aniversário da cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro, sede da TMA em que atuamos, que, na ocasião, completara 450 anos de criação.

Em 2015, o Projeto ganhou força e se consolidou. O emblemático número 450 já não era mais temático e urgia uma denominação definitiva...

Assim, surgiu o nome Projeto Rio 50º, uma alusão ao famoso e eterno calor carioca, que simboliza também a expectativa de um grande movimento de tráfegos aquecendo a tela radar dos controladores.

Hoje, em seu terceiro ciclo, o Projeto já conta com uma estrutura mais consistente e útil, oferecendo:

  • um manual operacional, que descreve em detalhes a TMA-RJ e os procedimentos ATC
  • uma Folha de Bolso que reúne, de forma harmônica, diversas informações essenciais ao serviço; 
  • uma rotina quase diária de serviços, mantendo a Terminal online durante as noites de segunda, terça e sexta e manhãs de domingo;
  • um sistema de agendamento de serviços, que permite aos controladores do Projeto divulgar antecipadamente as janelas de serviço ATC, o que permite aos pilotos da VATSIM se planejarem para usufruir do voo ATC;
  • um sistema de ranking, que prestigia os controladores integrantes do Projeto; e
  • uma política de reconhecimento do desempenho e da participação dos controladores, com marcos sinalizando suas conquistas; e
  • Cadernetas Virtuais de Controle, onde os controladores podem acompanhar suas estatísticas.

E, como presente de aniversário, o R50 ganhou um novo layout para seu site, mais elegante e mais responsivo a diferentes dispositivos. Administrativamente, sua evolução passou a ser fundamentada em um Plano Estratégico, a ser atualizado bianualmente, contendo ações e metas a serem alcançadas, uma das quais prevendo a confecção deste novo layout.

Enfim, foram três anos de trabalho, que não para por aqui. A cada tijolo concretado, novas ideias e desafios se descortinam na perseguição ininterrupta de crescimento sustentável, tendo sempre, como farol, nossos valores de respeito, amizade, seriedade e simplicidade.

Parabéns, RIO 50º! Muitos anos de vida!


Administração   25/06/2018 - por Alan Zeidan

Avatares para usuários

Dentre as novidades trazidas pelo novo layout do site, as Cadernetas Virtuais de Controle (CVC) agora contam com um espaço para inserir uma foto do controlador.

A foto será empregada como um avatar, identificando visualmente o usuário e humanizando mais nosso ambiente.

Sempre que a foto de um controlador não estiver disponível, o espaço será ocupado pela imagem genérica representativa ao lado.

 Os controladores em atividade e que desejarem ter sua foto constando em suas respectivas CVC devem enviar sua foto para faleconosco@rio50.net.br. Preencher o campo assunto com a palavra "Foto" seguida de seu Nome de cadastro no R50 e de seu CID na VATSIM, como no exemplo abaixo:

Campo Assunto do e-mail: Foto John Doe (1234567)

A foto deve ser de peito para cima, ter tamanho máximo de 300px x 300px e conter apenas o controlador.


Administração   25/06/2018 - por Alan Zeidan

Publicado o R50-NOTAC 2018-02

Em 25/06/2018, foi publicado o R50-NOTAC 2018-02, segundo deste ano.

O Notice to Air Controllers do Projeto Rio 50º (R50-NOTAC) é uma publicação periódica destinada à divulgação de informações, atuando como uma newsletter de domínio público que registra a história e as perspectivas de amplo espectro do Projeto.

Pelo NOTAC podem ser veiculados anúncios de eventos, atualizações do Plano Estratégico e quaisquer outros assuntos significativos ocorridos no período.

O R50-NOTAC 2018-02 aborda os seguintes temas:

  1. Novo layout para o site;
  2. Pesquisa Nº 1 de 2018;
  3. Rotina semanal;
  4. Atualização do Plano Estratégico 2018-2019.

O último NOTAC encontra-se sempre disponível para download no painel ÚLTIMO NOTAC da página principal do site.


Administração   25/06/2018 - por Alan Zeidan

Iniciada a execução do Plano Estratégico

O novo layout do site deu partida oficial ao cumprimento do Plano Estratégico - Biênio 2018-2019.

As ações desencadeadas até o presente representam 21% do previsto. Foram tomadas iniciativas nos quatro desafios propostos pelo Plano:
  • DESAFIO 1: Melhorar a comunicação interna
  • DESAFIO 2: Melhorar a comunicação externa
  • DESAFIO 3: Incrementar a disponibilidade de serviço ATC na TMA-RJ da VATSIM
  • DESAFIO 4: Ampliar o nível de satisfação dos controladores do R50

Detalhes sobre o Plano Estratégico 2018-2019 bem como sobre seu cumprimento estão descritos no último NOTAC, disponível para download no painel ÚLTIMO  NOTAC da página principal.


ATC ONLINE AGORA

Nenhum controlador online no momento.

SERVIÇOS AGENDADOS
  • 12/12
    QUA
  • 13/12
    QUI
  • 14/12
    SEX
  • 15/12
    SAB
  • 16/12
    DOM
EVENTOS

www.vatsim.net.br Ponte RJ-SP: Todas as sextas, de 21h a 23h

 

RECOMENDAMOS

www.jo.eng Excelente escola de voo e controle virtuais

 

www.aisweb.aer.mil.br Fonte essencial de recursos ao serviço ATC

 

www.vatsim.net.br Rede de simulação de tráfego aéreo virtual onde atuamos